Turismo histórico em Marechal Deodoro

Gabrielly Oliveira

Turismo histórico em Marechal Deodoro


Localizada no litoral sul de Alagoas, a cidade de Marechal Deodoro não abriga apenas a bela Praia do Francês. O turismo histórico na cidade onde o primeiro presidente do Brasil nasceu também é forte e surpreende quem decide dar um passeio pelas ruas do município.


Quer saber mais detalhes sobre a história do lugar e o que visitar por lá? Então, continue a leitura desse post até o final e fique por dentro de tudo.


História da cidade


Marechal Deodoro surgiu em um pedaço de terra elevado entre o rio Sumaúma e a lagoa Manguaba, com o nome de Vila de Santa Maria Madalena da Alagoa do Sul, no século XVII. Se desenvolveu a ponto de se tornar a capital de Alagoas, em 1817. 


Em 1827, nasceu em Alagoa do Sul um dos homens que marcaram a história do país: Manuel Deodoro da Fonseca. Aos 15 anos, o então jovem foi estudar na Escola Militar do Rio de Janeiro e participou de forma ativa na Guerra do Paraguai. Tornou-se marechal em 1889 e liderou a Proclamação da República, se tornando o primeiro presidente do Brasil.


Em 1939, a cidade muda de nome e passa a se chamar Marechal Deodoro em homenagem ao proclamador. Hoje, é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.


Passeio feito a pé


O ideal é fazer turismo histórico por Marechal Deodoro a pé. O ponto de partida indicado é o Palácio Provincial, passando por vários prédios históricos até a Ordem Terceira de São Francisco. 


Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos


Segundo a prefeitura, a igreja existe desde 1777, no formato de capela. A construção atual foi iniciada em 1834 pela irmandade do Rosário. O templo religioso, aliás, era um ponto de encontro entre escravos e ex-escravos, possuindo grande representatividade dentro da história e da religiosidade do município.


Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição


300 metros à frente, o turista encontra a igreja que é considerada a raíz do povoado. Os primeiros registros da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição datam de 1654. Na construção, que tem influência portuguesa e barroca, o primeiro governador de Alagoas foi empossado em 1819. Além disso, já em 1860, recebeu a visita do imperador Dom Pedro II e sua esposa, a imperatriz Teresa Cristina.


Palácio Provincial – sede da prefeitura


O Palácio Provincial está a 350 metros da Igreja Matriz. Funcionou como sede do Governo de Alagoas entre 1836 e 1839, quando a capital de Alagoas se transferiu para Maceió. Em 1860 serviu para hospedar a comitiva da família imperial e desde 1961 é sede da prefeitura do município.


Casa de Marechal Deodoro



Na mesma rua, o visitante encontra o casarão do século XVII onde o marechal Deodoro da Fonseca nasceu. Hoje, a casa é um museu aberto ao público, com um acervo de objetos da época que o proclamador da República viveu na residência.


Convento de São Francisco


O Convento de São Francisco e a Igreja de Santa Maria Madalena formam o complexo do Museu de Arte Sacra Dom Ranulpho, um dos mais importantes do Nordeste. As construções datam do século XVII e há um acervo de objetos litúrgicos e materiais da época expostos.



Como você pode ver, o turismo histórico em Marechal Deodoro é rico em atrações que prometem te encantar. Quer conferir todo esse patrimônio? Então, faça sua reserva com tarifas especiais aqui no nosso site. E para mais dicas de passeios na região, confira outros posts do nosso blog.

Bicicleta verdes, na recepção do Hotel Ponta Verde Maceió.
Por Gabrielly Oliveira 19 de fevereiro de 2026
Descubra 5 passeios de bicicleta na Ponta Verde e explore a orla de Maceió com paisagens incríveis e paradas imperdíveis.
Casal jantando em um restaurante da La Rue.
Por Gabrielly Oliveira 18 de fevereiro de 2026
Descubra 4 restaurantes românticos na Praia do Francês e viva uma noite especial à beira-mar com quem você ama.
Entrada da La Rue, rua gastronomica da Praia do Francês
Por Gabrielly Oliveira 17 de fevereiro de 2026
Descubra 4 passeios a pé na Praia do Francês e explore La Rue, Corredor Verde, Vila dos Pescadores e o pôr do sol no coqueiral.
Xícaras brancas, com café decorado na mesa
Por Gabrielly Oliveira 16 de fevereiro de 2026
Conheça 5 cafeterias em Maceió perto da Ponta Verde para saborear cafés especiais, doces e aproveitar momentos aconchegantes durante sua viagem.
Foto da recepção com vista para o mar do Hotel Ponta Verde Maceió.
Por Gabrielly Oliveira 15 de fevereiro de 2026
Descubra por que o atendimento acolhedor é um dos maiores diferenciais do Hotel Ponta Verde e como ele transforma sua estadia em Maceió e na Praia do Francês.
Três pratos vegetarianos, coloridos e bem servidos.
Por Gabrielly Oliveira 14 de fevereiro de 2026
Vai viajar para Maceió e busca opções vegetarianas ou veganas? Conheça 4 restaurantes com pratos sem proteína animal para comer bem no paraíso das águas.
Mala de viagem com itens de praia, como roupas de banho, chapéu e óculos de sol
Por Gabrielly Oliveira 13 de fevereiro de 2026
Saiba o que não pode faltar na sua mala para curtir o verão em Maceió com conforto: protetor solar, roupas leves, banho de mar e muito sol no paraíso das águas.
Homem relaxando na piscina, em um  dia ensolarado no rooftop do Hotel Ponta Verde Praia do Francês.
Por Gabrielly Oliveira 12 de fevereiro de 2026
Descubra como curtir o verão na Praia do Francês, em Alagoas, com banho de mar, surfe, esportes aquáticos, mergulho, gastronomia e pôr do sol inesquecível.
Foto da Rua Fechada na orla da Ponta Verde, com pessoas passeando e  uma faixa de coqueiros.
Por Gabrielly Oliveira 11 de fevereiro de 2026
Descubra 3 passeios imperdíveis para curtir o verão em Maceió com a família em março, com praias tranquilas, beach club e lazer ao ar livre.
Duas muleres com pranchas de surf na paisagem delumbrante dos coqueirais e mar da Praia do Francês.
Por Gabrielly Oliveira 10 de fevereiro de 2026
Descubra 3 motivos para surfar na Praia do Francês, em Alagoas, com ondas o ano inteiro, picos para todos os níveis e cenário perfeito para o surf lifestyle.